3 habits to keep myself focused

No início deste ano lectivo decidi que teria que criar novos hábitos que me ajudassem a manter mais focada, inspirada e, principalmente, motivada. Isto porque, no meu primeiro ano da faculdade, muitas foram as vezes em que deixei de conseguir fazer aquilo de que gosto e de ter tempo para mim e para os meus. À vista disso e refletindo sobre o ano anterior, considero que essas são importantes atividades para que a minha rotina se desenrole o mais harmoniosamente possível (e para que consiga manter a minha sanidade mental nas épocas mais stressantes).


Deste modo, decidi assentar três objetivos para o segundo ano da faculdade:

1. Mudar a rotina de vez em quando. Eu não sou boa com rotinas. Muitas vezes sinto-me fatigada com a típica rotina "casa-universidade". Deixo de conseguir pensar claramente e começo a passar mais tempo a procrastinar, o que não é um bom caminho a seguir. Por isso, planeio aproveitar qualquer tempo livre (de forma sensata e prudente) para tomar café fora, visitar museus, almoçar com amigos e outras atividades que tal. Sei que isto me faz bem quando chega a altura de realizar projetos e as ideias surgem inspiradas em conversas de café ou em exposições. 

2. Sentar-me mais vezes à secretária. Passo bastante tempo a fazer trabalhos ou sentada no sofá, no chão ou deitada na cama. Sou muito preguiçosa quando chega a altura de me sentar numa cadeira, tenho má postura e pouca vontade. Porém, tenho consciência de que se fizer os trabalhos sentada à secretária tenho um espaço muito mais organizado, propicio ao estudo, e facilmente concluo as tarefas mais depressa. 

3. Planear a semana com antecedência. É importante para mim ter um plano (e as férias estragaram-me um pouco, confesso). Sei que pode parecer antagônico afirmar não gostar de rotinas, mas apregoar o planeamento antecipado. Contudo, faz sentido quando queremos ter tempo para fazer o que mais gostamos. A prioridade passa por realizar aquelas tarefas maçadoras para depois aproveitar bem o tempo. 

Publicação inspirada no 5 new habits to start next month do La Veine Chronicles

Comentários

  1. Desde que "limpei" a minha secretária que sinto que tenho mais tendência para trabalhar lá! O que é ótimo visto que assim não tenho tantas distrações e trabalho mais rápido 😊

    ResponderEliminar
  2. Por acaso quando estou a trabalhar no computador nunca estou na secretária, mas sim num cadeirão!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/os-batons-liquidos-matte-que-eu-quero.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. São três mudanças excelentes e que também eu adoptei durante a Faculdade e que foram PRECIOSAS para eu ter um melhor aproveitamento académico - mesmo que, à primeira vista, não pareçam ter nada relacionado com a faculdade -.
    Também eu tinha o mesmo problema que tu, de me sentar à secretária. A minha melhor alternativa era escolher ou a biblioteca da minha casa - porque sempre considerei um local de trabalho e de recursos de informação, o que me ajudava a manter a postura e a não me distrair - ou fazer os trabalhos num café. Escolhia um que gostasse, com um ambiente confortável e inspirador, pedia a minha bebida preferida do momento e metia mãos à obra. Não só continuava motivada e adiantava uma série de tarefas como me mantinha inspirada e ainda conhecia lugares novos que resultavam em inspiração e até conteúdos para o blog :)
    Boa sorte nessas mudanças, acredito em ti!

    ResponderEliminar
  4. Eu também preciso de sair do sofá mais vezes e ir para a mesa da sala, onde me mantenho 100x mais focada e dedicada às tarefas que tenho pela frente :) Excelentes dicas!

    ResponderEliminar
  5. Óptimas estratégias, Inês. É importante, no meio da azáfama da semana, conseguirmos ter tempo para as nossas coisas. O que, muitas vezes, torna-se complicado com a quantidade de afazeres. Comigo resultava fazer uma lista de tarefas e, como dizes, planear as coisas com antecedência. Era uma forma de conseguir uma melhor organização e, em termos visuais, conseguia perceber de imediato o que é que já tinha feito e o que faltava fazer.
    Beijinhos e boas mudanças ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que são ótimas ideias para otimizar os resultados!
    Beijinho*
    http://nouw.com/juu

    ResponderEliminar
  7. Excelentes ações para uma vida mais organizada e plena (com espaço para novidades também!) :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário